segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

No aguardo...

Deixa me apresentar primeiro:
Sou antropológo, professor universitário, pesquisador e músico/compositor nas horas vagas. Realizo trabalhos específicos com patrimônio imaterial e histórico. Sou fascinado pelas culturas indígenas, populares e tradicionais.
Toquei anos em uma banda definida pela crítica como "uma união de The Doors, Jethro Tull e Enya em português".
Adoro viajar. Já fui caroneiro. Rodei o Brasil em caminhão, pau de arara, a pé, de ônibus...
Estarei postando aqui detalhes de mais essa jornada. Essa que será "A". Espero fazê-la a alguns anos. Sempre muitos empecilhos. Mas agora vou.

Dia 29.12.08 - Já nos preparativos da ida ao Perú.

Me propus a colocar algumas dicas por aqui para quem deseja fazer essa viagem. Muita ajuda obtive nos fotologs e blogs da vida para a viagem. Retribuo o favor.

Dicas de preparação:

- Compre Milhas - sai muito mais barato para viajar. Arranje um agente de confiança e compre.

- Pesquise - pesquise na internet sobre as rotas, lugares legais a visitar, museus, sítios arqueológicos, etc... O Peru é um país que oferece tanto roteiros culturais sensacionais quanto paisagísticos. Para terem uma idéia, minha prioridade eram os roteiros arqueológicos, mas depois que conheci os roteiros paisagísticos (vulcões, neve, desfiladeiros, ilhas desertas, cânions, o Pacífico!) resolvi fazer os dois. O sul do Perú é uma boa dica.
Terei vinte dias para a aventura. Como o tempo é sempre limitado - pesquise!!!!

- Pousadas e albergues - ainda não cheguei lá. Mas pela minha experiência como turista sei que tem muito malandro, em todo o canto, pronto para sacanear um turista - seja taxista, pseudo-agentes de viagem ou até larápios mesmo. Assim a dica é chegar na cidade mais ou menos com um endereço certo para ficar. Mostra mais confiança na frente do taxista e isso pode evitar as muitissimas voltas a mais que o cara pode dar na cidade para te cobrar mais.

- Prepare sua rota : não seja tão radical. Abra espaço para novas experiências e novos lugares. Mas se você tem pouco tempo é melhor já saber o que visitar, por onde passar. Estou com meu roteiro fechadinho até com qual data passarei em tal lugar. Acompanhem o blog e vamos ver se dá certo.

- Câmbio - leve dólar daqui. Mas não muito. Já me deram essa dica. Não vou levar muito posto que tenho cartão de débito internacional. É fácil reconhecer se o seu cartão tem essa comodidade: Dê uma olhada no verso dele:
dizem que no Perú há muitos caixas eletrônicos com a bandeira PLUS ou CIRRUS. Quase todo o cartão no Brasil disponibiliza essas bandeiras também. Seu cartão com certeza tem acesso a uma delas. Peça para o banco desbloquear a opção "saque internacional". Melhor tirar dinheiro no caixa...pouca grana no blso...q levar uma bolada daqui e ser assaltado ou perdê-lo. Eu particularmente não gosto de andar com muita grana. Vou usar os caixas peruanos sim. Parece que tem uma taxa de U$2,00 por saque. Se tirar uma graninha boa, já serve.

Rotas - faça a sua própria. Vá autônomo. Procure seu caminho. Porém alguns facilitará com as agências - Caminho Inca, Machu Pichu, Trilhas no Vale do Colca, Illas Balestras - tudo isso combine com as agências. Aliás, como é sempre muito procurada a entrada em Machu Pichu (no máximo 500 pessoas por dia) marque já no Brasil com a agência. Para terem uma idéia. Hoje dia 29.12 só é possível marcar entrada em Machu Pichu para depois do dia 18.01.09.
Abaixo dou uma dica de agência.

Sites úteis:

http://www.peru.info - site oficial do Turismo no Perú. Completíssimo. Dá para se ter uma boa base do que fazer e ver a partir dele. Dividido em regiões do país com as atrações de cada província. Dicas de albergue, pousadas, rotas, segurança, etc...

www.brasildemochila.com.br - Mantido por uma galera acostumada com o Perú. Organizam o meio de campo com as agências de turismo.

http://www.hostelsclub.com - ótimo site com pesquisa de albergues e pousadas em qualquer cidade do Perú. -

procurem esse nome no Google : Inca Peru Travel - o pessoal faz as rotas por um precinho camarada e são super atenciosos.

Segue meu roteiro:

Lima

Pisco

Ica

Arequipa

Puno

Cuzco

POr enquanto é só.

Nos vemos em novas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário