sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Medos e Alegrias

Dia 06 - Nazca - Arequipa



Bem, sai de Nazca para Arequipa pela Cruz del Sur, uma empresa de ônibus muito boa( acho que me saiu 80 S/). No Perú há vários tipos de sistemas de viagem, as vezes dentro do mesmo ônibus. O turístico (semi cama e banho), o imperial (toda mordomia inclusive bifê, cama e mantas) e o do povao ( que viajamos sem ar condicionado, sem banheiro e apertado pelas imensas bagagens dos viajantes).

Infelizmente, desde que cheguei foi a unica vez que viajei com serviço bacana.

Por fim, o que dizer de NAzca ?Cidade bacana, com gente simpatica e solícita. Quase me sinto em casa.

Chegando a Arequipa mudei todos os meus planos. Na rodoviária vi a cabine de informaçoes turisticas oferecendo um pacote de 2 dias e 1 noite com hospedagem ao Canion do Colca - o canion mais profundo do mundo. (89 S/). Me fui. E nao me arrependi. 2 dias maravilhosos, com paisagens inebriantes e a de sobra fiz muitos bons amigos. Hospedamo-nos em Chivay, uma cidadezinha com uma artesania maravilhosa em tecidos e localizada em um espaço rodeado de altas montanhas e neve!!! Além disso nos brinda com aguas termais vulcânicas de 40 ºC!!!! Uma delicia!!!!!

Claro, meu tempo em Arequipa foi 30min. pois cheguei as 7:00 e a tour começava as 07:30hs.

A unica coisa que fiquei brabo foi o logro que tomei com a agencia municipal de turismo que me venderam por 89 S/ um serviço que todos os outros viajantes pagaram 65 S/!!!!

Assim, a dica: comprem seus tours com as agências na Plaza de Armas de Arequipa.

Arequipa eh uma cidade linda, com uma belissima arquitetura colonial, toda feita em pedras brancas. Linda!!!!

Curtam essas paisagens!!!!







Como estava atrasado em minha viagem resolvi nao ficar em Arequipa, e sim ir direto a Puno. Cheguei as 18:00hs do tour e as 19:00hs sairia a Puno. Mas nao contava com a neblina. Dentro do onibus, em uma estrada cheia de abismos e com visibilidade zero pedi, implorei, para o motorista me deixar no primeiro povoado fora de Arequipa. Perdi obviamente a passagem, mais foi melhor. Ia ficar paranoico em viajar 8 horas beirando abismos sem barreiras e sem visibilidade nenhuma. Detalhe, um dia antes um ônibus com 34 turistas caiu em um desses abismos.Morreram todos...
Acabei descendo do ônibus e voltando a Arequipa.Me hospedei em um casarao colonial do sec. XVIII chamado Hospedage Santa Catalina na rua Santa Catalina próx. ao convento de ???....Santa Catalina. (20S/)
Assim, conselho...viagem a Puno de Arequipa façam de dia.

Dia 07 Puno -
Cheguei em Puno por uma agencia horrivel , viagem tipo povao.me hospedei no Hotel Monterrey - boa hospedagem em pleno calçadao de Puno e barata (20 S/).Pela tardinha fui conhecer a Chucuito, u m distrito de Puno pouco badalado, fora do c ircuito turistico, mas deslumbrante - igreja, ruas e casas do séc. XVI preservadas e o Templo Inca da Fertilidade com crianças muito inteligentes e bonitas servindo de guias. Imperdível!!! Pena que t ive pouco tempo lá até o cair da tarde...(Coletivo para Chucuito no centro de Puno -1 S/ )

Pela manha me fui ao Tititicaca...ilhas Uros (as ilhas flutuantes) e a ilhas Taquile.Saimos as 08:00 da manha para uma viagem que duraria o dia todo.
Uros é bacana...indigenas vivendo em ilhas artificiais criadas por eles a partir das tutoras...uma especie de plantas que nascem em todo Titicaca.


A tarde fomos as Islas taquiles...o lugar eh bonito e coisa e tal...mas fomos extorquidos pelos guias. Em suma, fomos a Taquiles para sentar em um restaurante podre e ir embora. Horrivel. E a volta? Maior pavor de minha vida....o barco pegou uma tempestade no meio do Titicaca...ondas de dois metros e oo capitao da embarcaçao começa a chorar e a pedir as divindades para nao morrer. Choradeira , gritos e uma sensaçao inevitavel de morte por mais de uma hora e meio no meio do lago.
ASSIM: FUJAM DO TITICACA!!!! Visitem Uros e só! !!!!!Nao arrisquem suas vidas por um almoço horrivel !!!!

as fotos posto em seguida. Internet fechando!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário