sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Medos e Alegrias

Dia 06 - Nazca - Arequipa



Bem, sai de Nazca para Arequipa pela Cruz del Sur, uma empresa de ônibus muito boa( acho que me saiu 80 S/). No Perú há vários tipos de sistemas de viagem, as vezes dentro do mesmo ônibus. O turístico (semi cama e banho), o imperial (toda mordomia inclusive bifê, cama e mantas) e o do povao ( que viajamos sem ar condicionado, sem banheiro e apertado pelas imensas bagagens dos viajantes).

Infelizmente, desde que cheguei foi a unica vez que viajei com serviço bacana.

Por fim, o que dizer de NAzca ?Cidade bacana, com gente simpatica e solícita. Quase me sinto em casa.

Chegando a Arequipa mudei todos os meus planos. Na rodoviária vi a cabine de informaçoes turisticas oferecendo um pacote de 2 dias e 1 noite com hospedagem ao Canion do Colca - o canion mais profundo do mundo. (89 S/). Me fui. E nao me arrependi. 2 dias maravilhosos, com paisagens inebriantes e a de sobra fiz muitos bons amigos. Hospedamo-nos em Chivay, uma cidadezinha com uma artesania maravilhosa em tecidos e localizada em um espaço rodeado de altas montanhas e neve!!! Além disso nos brinda com aguas termais vulcânicas de 40 ºC!!!! Uma delicia!!!!!

Claro, meu tempo em Arequipa foi 30min. pois cheguei as 7:00 e a tour começava as 07:30hs.

A unica coisa que fiquei brabo foi o logro que tomei com a agencia municipal de turismo que me venderam por 89 S/ um serviço que todos os outros viajantes pagaram 65 S/!!!!

Assim, a dica: comprem seus tours com as agências na Plaza de Armas de Arequipa.

Arequipa eh uma cidade linda, com uma belissima arquitetura colonial, toda feita em pedras brancas. Linda!!!!

Curtam essas paisagens!!!!







Como estava atrasado em minha viagem resolvi nao ficar em Arequipa, e sim ir direto a Puno. Cheguei as 18:00hs do tour e as 19:00hs sairia a Puno. Mas nao contava com a neblina. Dentro do onibus, em uma estrada cheia de abismos e com visibilidade zero pedi, implorei, para o motorista me deixar no primeiro povoado fora de Arequipa. Perdi obviamente a passagem, mais foi melhor. Ia ficar paranoico em viajar 8 horas beirando abismos sem barreiras e sem visibilidade nenhuma. Detalhe, um dia antes um ônibus com 34 turistas caiu em um desses abismos.Morreram todos...
Acabei descendo do ônibus e voltando a Arequipa.Me hospedei em um casarao colonial do sec. XVIII chamado Hospedage Santa Catalina na rua Santa Catalina próx. ao convento de ???....Santa Catalina. (20S/)
Assim, conselho...viagem a Puno de Arequipa façam de dia.

Dia 07 Puno -
Cheguei em Puno por uma agencia horrivel , viagem tipo povao.me hospedei no Hotel Monterrey - boa hospedagem em pleno calçadao de Puno e barata (20 S/).Pela tardinha fui conhecer a Chucuito, u m distrito de Puno pouco badalado, fora do c ircuito turistico, mas deslumbrante - igreja, ruas e casas do séc. XVI preservadas e o Templo Inca da Fertilidade com crianças muito inteligentes e bonitas servindo de guias. Imperdível!!! Pena que t ive pouco tempo lá até o cair da tarde...(Coletivo para Chucuito no centro de Puno -1 S/ )

Pela manha me fui ao Tititicaca...ilhas Uros (as ilhas flutuantes) e a ilhas Taquile.Saimos as 08:00 da manha para uma viagem que duraria o dia todo.
Uros é bacana...indigenas vivendo em ilhas artificiais criadas por eles a partir das tutoras...uma especie de plantas que nascem em todo Titicaca.


A tarde fomos as Islas taquiles...o lugar eh bonito e coisa e tal...mas fomos extorquidos pelos guias. Em suma, fomos a Taquiles para sentar em um restaurante podre e ir embora. Horrivel. E a volta? Maior pavor de minha vida....o barco pegou uma tempestade no meio do Titicaca...ondas de dois metros e oo capitao da embarcaçao começa a chorar e a pedir as divindades para nao morrer. Choradeira , gritos e uma sensaçao inevitavel de morte por mais de uma hora e meio no meio do lago.
ASSIM: FUJAM DO TITICACA!!!! Visitem Uros e só! !!!!!Nao arrisquem suas vidas por um almoço horrivel !!!!

as fotos posto em seguida. Internet fechando!!!!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Sonho realizado



Dia 05 - 11.01.09 - Sonho realizado - Vôo pelas linhas de Nazca
Depois de acordar na hospedagem mais amistosa que fiquei até entao, dirigido pelo simpatico Abdon - Hospedaje Brabant - Calle Juan Matta nº 878 - próxima a Plaza de Armas - 20 S/ quarto individual com banheiro coletivo (um charme de hospedagem!!!!) - peguei um táxi (3 S/) e fui até o aeroporto comprar meu flight ticket para as linhas de Nazca ( 50 U$). Sim, paguei e valeu cada centavo para alguém que tinha esse sonho desde criança. Pensava em conhecer Nazca, ver as linhas do chao, mas sobrevoa-las? Coisas que nem Mastercard paga (sim paga...).
Dica: comprem seu passe ao vôo no aeroporto. Sai mais barato. Deixem as agências de lado nesse caso. Ah!!! Cobram 20 S/ por taxa de aeroporto!!!! Um roubo.
E ao fim, o bacana é levar uma lembrancinha de Nazca nas lojinhas de souvenir que ficam do lado de fora do aeroporto.
Curtam as linhas:


O macaco O colibri



O astronauta




A pista de disco voador (eheheheeh)




A tarde parti para Lomas. Uma praia que o povo de Nazca costuma ir. Uma hora de viagem pelo deserto de Nazca. Passagem de ônibus 7 S/. Pega-se no trevo de saída da cidade.


Praia nada turística. Mas linda!!! É a praia do povo, sem badalacoes gringas, nem restaurantes chiques. Andando um 500m. para longe da agitaçao é possivel curtir a praia no meio do deserto e praticamente deserta(desculpem o trocadilho...). Dá para tomar banho nú se quiserem!!!!!


LOmas:






Agora, rumo à Arequipa. Sao aproximadamente 8 horas de viagem de Nazca pela empresa Cruz del Sur. (80 S/)
Pretendo chegar a Chinvay e passar o dia 12 e 13 por lá. 14 e 15 em Puno e no 16 estar em Cuzco.



sábado, 10 de janeiro de 2009

Primeiros dias no Peru




















Finalmente conseguindo atualizar o blog!!!!
Tentei ontem em Pisco...mas estava com pressa e acabei apagando sem querer a postagem.
Mas vamos falar de Peru... (as dicas de viagem ou serviços estao em negrito ao longo de texto...neles esta os lugares para hospedar-se, como chegar até as atraçoes turisticas pagando pouco.Na realidade este eh o guia do mochileiro independente e com pouca grana...)

1º dia - dia 07.01.09 - LIMA

Saio de Manaus as 23:00hs e chego no Peru as 12:00hs do outro dia...Barra. Mas nada que chegar onde se quer nao resolva...
A paisagem da janela do aviao ja diz muito...(desculpem pela falta do til...mas os teclados peruanos nao o tem...)
Primeira vista do Pacífico, montes nevados, vulcoes...
Apreciem...








Na chegada procurei no aeroporto o balcao de informaçoes turisticas. Fica no segundo piso. Além da atençao primorosa, te dao um mapa completinho com informaçoes sobre Lima e uma lista de pousadas e hotéis no bairro onde quiseres ficar.
Primeira dica: para o transporte pegue os taxis brancos FORA do aeroporto. É só atravessar a rua e pegá-los. Os green taxi te cobram 50 S/ para sair dali...com os outros é possivel negociar.
Paguei 20 S/ dividido com uns franceses que ficaram no Centro. Enfim, fui a Miraflores (o bairro turistico de Lima) e conheci o centro histórico de Lima por essa bagatela.

Chegando em Miraflores fiquei no Lion Packerbackers ( Grimaldo Del Solar 139, Miraflores, Lima - info@lionbackpackers.com) hotelzinho bom com café da manha e donos atenciosos, onde compartilhei o quarto com americanos e argentinos. Bacana a galera.
Esse é o hostel



O que dizer de Miraflores? Lugar bonito, chiquérrimo...diferente de tudo no Peru. Meio artifical porém...a ilha de burguesia Limeña...mas é um lugar seguro, calmo, com toda a infra estrutura necessária para ficar em Lima.
Além disso, fica a beira da praia...
Imagens de Miraflores






Detalhe...as ondas quebrando nos cascalhos fazem um som de fogos de artificios chiando. Bem interessante. Amélie Poulan ia ficar gostar muito dessa praia. Tem todas as pedrinhas que ela gostava de jogar no rio. Com certeza ela ia sair com os bolsos cheios.....






A noite em Miraflores a dica é a Calle das Pizzas, em frente a Plaza Central. Muitos pubs temàticos e comida. Um pouco caro, mas quem está com dinheiro no bolso e vontade de festa...esse eh o lugar em Miraflores. E Lima tem o bairro do Barranco que é onde a vida noturna é a mais forte.








Dica: para quem nao quiser ficar sem a Donatela e a Flora, tem um bar brasileiro ao lado da Plaza Central de Miraflores que transmite a programaçao da Globo na happy hour. Quando vi o Silveirinha na tela quase me senti no Brasil. eheheheheh. (o que foi ???? Vai me dizer que você nunca pensou no Brasil como uma naçao onde a novela é quase um sinal de identidade????)








Dia 2- Lima/Pisco - 08.01.09










Acordei resolvido a fazer o city tour oferecido pela Promo Lima a 50 S/ em um ônibus inglês. Prometem o centro histórico de Lima e as atraçoes turisticas de San Isidro e Miraflores. Compra-se o voucher para atour no balcao de informaçoes turisticas da Plaza Central de Miraflores.






Maior decepçao!!!!!
Vi tudo o que queria em Lima por tras de uma janela de ônibus.



Tudo o que já havia visto com o taxista um dia antes e com uma guia que nao disse nada que já nao soubesse.




A city tour tem a capacidade de passar por Huaca Pucllana, uma pirâmide de quase mil anos, produzida pela cultura Lima bem no meio de Miraflores e nos mostrar de dentro do ônibus no meio da rua enquanto o sinal do cruzamento estava fechado!!!!!!




Algumas fotos da tour.


ônibus da city tour- andar de cima


Huaca Pucclana - no centro de Miraflores





Na verdade o que vale mesmo é o passeio pelo convento de S. Francisco, no centro, ao lado da Plaza de Armas. Um convento franciscano do séc. XVII com azulejos pintados a mao, afrescos sensacionais e catacumbas!!!!
Dêem uma olhada.

Portal da Iglesia de S. Francisco - Plaza de Armas - Lima Afresco do Séc. XVII que conta os milagres de S. Francisco. Descobertos em uma restauraçao nos anos 1990.





Os fabulosos azulejos




As catacumbas






Dica: façam a visita na cidade por conta própria. Peguem um coletivo (espécie de kombis) para o centro (2 S/) e curtam a vontade...o mapa que pegaram no aeroporto vai lhes mostrar onde ir e o que visitar. Fica tudo muito perto da Plaza de Armas. Outra dica é que o Centro de Lima tem muitos sebos e livrarias. Para quem curte e tem espaço na mala é um prato cheio, dado o preço razoavel dos livros aqui. Quando voltar a Lima farei esses passeios por minha conta.







A tarde minha primeira grande alegria no Peru. Peguei um ônibus de Miraflores até a Universidad Ricardo Palma (2 S/), de lá desci a ponte e peguei outro até Pachacamac (2,50 S/). Lá onde ficam os Templos do Sol e da Lua e o Oráculo de Pachacamac (ingresso 6 S/). Tudo isso com uma visao deslumbrante do Pacifico!!!! Quase tive uma síncope de emoçao nesse lugar. Imagens falam mais que palavras:






A estrada até Pachacamac!!!!
O templo do sol - um dos principais centros de adoraçao da cultura inca. Lá o inca (imperador local) se consultava com um oráculo muito famoso durante séculos - o oráculo de Pachacamac. Para obter previsoes se realizam sacrificios humanos justamente nesse templo.

Uma das ruelas do complexo de Pachacamac, que na realidade era uma cidade que tinha como centro gravitacional os templos do sol e da lua.





Uma das pirâmides com suas rampas de acesso aos templos.



O templo da lua - onde ficavam as vestais, virgens sacerdotisas do oráculo que eram oferecidas ao Inca ou aos seus generais.
Vista do topo do templo do sol






A noite desci para Pisco. Na Av. Grande Vitória tem a rodoviária da empresa de ônibus Soyuz. O táxi te cobra 10 S/ para te levar até lá. A viagem dura duas horas e meia. Cheguei em Pisco as onze e meia da noite, Nao recomendo.




Consegui um taxista legal que me levaria até o hotel que peguei a recomendaçao na internet, se o hotel existisse!!!! Bem, Pisco passou por um terremoto terrivel há dois anos atrás. A cidade foi destruída pelo sismo que teve 7.9 de intensidade e durou três minutos!!!!! Só para terem uma idéia, a igreja da Plaza de Armas (sim toda a cidade do Peru tem a sua...) desabou com duzentas pessoas dentro bem no centro!!! Morreram todas, sò sobrou um bebê de 7 meses de idade sob o corpo de seus pais que o protegeram. O cenário de Pisco e Paracas é de desolaçao. Cidades bonitas, com belezas naturais inigualaveis, povo simpatico porém com uma tragédia recente. O Hotel que falava...Las Olas...na beira da praia, foi arrasado por um tsunami e só restavam os destroços. Agora, imaginem chegar a meia noite em um hotel que está completamente destruído.



Tive que achar outro na marra.



Acabei próximo a Plaza de Armas em um hotel chamado Hospedaje San Francisco. 20 S/ o quarto individual com banheiro privativo e um colchao maravilhoso. Tudo bem, nao é um exemplo de limpeza, parecendo um motelzinho de centro de cidade. Mas cabe a recomendaçao. Esta fora do circuito gringo-mochileiro, mas vale muito a pena. ALiás, Pisco está fora da rota deles também.


3º dia - Pisco/ Reserva Nacional de Paracas / Islas Balestras




Acordei tomei o famoso Desanuyo continental (café da manha) e segui com uma kombi coletiva (em frente o mercado de Pisco) a Paracas. (2 S/) Lá cheguei na agência Inka Tour, bem na descida da Kombi no Porto onde saem as tours as ilhas. O pessoal na agência foi super legal comigo e o preço foi muito bom: 50 S/ pela viagem de lancha as Islas Ballestas e a tarde com motorista particular na Reserva de Paracas. Os procurem...vale a pena e cada nuevo soles investido.







Islas Ballestas - lar de lobos marinhos, pinguins e mais de 60 espécies de aves, além de ser uma das paisagens mais bonitas do Peru.
Lancha rápida que nos leva atá Las Islas






Chegando nas Islas Ballestas





Candelabro - geoglifo de origem desconhecida...tem mais de 120 m. de comprimento. Nao estou no filme do Piratas do Caribe...ainda nao....


Soninho bom.........








Reserva Nacional de Paracas - lugares belissimos.


















A catedral










Playta e um magnifico almoço com ceviche mixto que é um prato típico do Peru feiro de frutos do mar crus cozidos na acidez do suco de limao.





A noite resolvi ir a Ica (4 S/). Novamente com a empresa Soyuz. Peguei um taxi e pedi para que me levasse à Cruces. Na realidade as Cruces sao os trevos das saidas da cidade. É nas estradas que se estao localizados os guiches das empresas de onibus. De Pisco a Ica é uma hora de viagem.





Nao nego. Depois de estar com a passagem na mao e dentro do onibus para Nazca resolvi descer e passar a noite em Ica - terra do Pisco - uma aguardente de uva que é a bebida mais tradicional do Peru. Me hospedei na própria rodoviária da Soyuz ( 40 S/) em um quartinho muito limpo, com um banho quente maravilhoso e bem onde precisava ficar. Quer maior conforto que ficar na própria rodoviária que precisas usar no outro dia ?



Como acabei? Em uma discoteca (como chamam aqui) chamada THE WHO.
Dancei cumbia e salsa (creio que é o forró daqui) até as 04:30hs da manha.



O triste no Peru ?




A bebida é muito cara. Uma long neck de cerveja nao sai por menos de 5 S/. algo como R$ 4,00. Um pisco saura (estilo de uma caipirinha com clara de ovo - tipica!!!!) custa 10 S/ em qualquer lugar. Nao sei como o peruano bebe. Alias, a questao do preço das coisas aqui ainda nao me é inteligivel. Pagas 5 S/ em uma cerveja e 6 S/ em um almoço completo até com entrada e refresco grátis!!!!Pagas em um onibus 3 S/ para andar vários quilometros e 4 S/ em um taxi para andar tres quadras.

Câmbio do Nuevo Soles com Real: Cada real vale 1,30 nuevos soles.



Dia 04 - 10.01.01 Ica - Nazca -




Acordei em Ica esperando realizar um turisminho e cair cedinho para Nazca afim de aproveitar as linhas e os percurso arqueológico.
Entao peguei um taxi no centro da Plaza de Armas (3 S/) e fui conhecer o Museu Regional Adolfo Bermúdez Jenkins (11,50 S/ o ingresso e mais 4 S/ pelo direito das imagens - bater fotos).


Mumia Nazca no Museu Adolfo Bermúdez




Cabezas Largas - ICA - Museu Adolfo Bermúdez






Museu com peças muito importantes e raras que datam até seis mil anos. Tem peças das culturas Ica, Paracas, Nazca, Chicha e Inca. Têm uma boa museografia além de um pequena exposiçao de múmias da mais de mil anos. Sim, sim, os crânios de ET do viajandao Erick Von Daniken estao lá...É de cair o queixo.


A tarde parti para Nazca. Leva-se duas horas e meia de Ica a Nazca pela empresa de ônibus Soyuz (10 S/). Chegando fiz algo que nao recomendo. Para mim deu certo, mas para outros nao me responsabilizo...




Desci na rodoviária e paguei um taxista para me levar aos atrativos arqueologicos próximos da cidade. Pagando 40 S/ conheci os Aquedutos de Canatalloc, Los Paredones e a Necrópolis de Chauchilla. Bem...por agência de viagens pagarás 80 S/ e farás apenas um circuito o de Cauachi. Procurem o Júlio..(posto o telefone depois), além de ser um guia nato (me perdoem os guias...juro...) é um cara preocupado em tratar bem o turista.


Aquedutos de Cantalloc - Nazca


As mumias na Necropolis - ao lado dela esta seu cabelo, um grande rabo de cavalo!!!!
Os paredones - ruinas de uma cidade Nazca
Outra Mumia na Necropolis , olhem o cabelo!!!!
Sem mais papo que a viagem continua...Amanha as Linhas de Nazca (hoje nao deu tempo pois os vôos acabam as 17:00hs)

Fiquei na Hospedaje Bradbant...o serviço dela posto bem como mais algumas fotos de Nazca amanha.






































terça-feira, 6 de janeiro de 2009


Pois é...
Hoje é o grande dia!!!!
De partida para o Peru.
Daqui a pouquinho estou embarcando de Manaus com escala em São Paulo e volta à Lima.
Agora, colegas, vamos refletir na loucura disso tudo. Estou quase na fronteira com o Peru e vou voltar a São Paulo para ir a Lima. É como aquela piada do cara que depois de atravessar o oceano a nado resolve voltar para o ponto de partida para beber água. Perguntarão...mas não tinha outro jeito? Tinha...se eu fosse pela Pan Air (ou algo assim)...teria que ir até o Panamá para voltar a Lima.
Coisas de empresas que só pensam em seu bolso...
Mas olhem que graça. A Natasha, minha amada russian blue, entrou para dentro da mochila na hora em que a estava arrumando e não queria sair mais. Acho que queria dizer:
- Quero ir também, me leva????
Fica pra próxima lindinha.

Novas postagens na chegada.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Rumo ao Perú!

Cores, muitas cores e saberes. Volto com um chapeú desses!!!!!!!

No aguardo...

Deixa me apresentar primeiro:
Sou antropológo, professor universitário, pesquisador e músico/compositor nas horas vagas. Realizo trabalhos específicos com patrimônio imaterial e histórico. Sou fascinado pelas culturas indígenas, populares e tradicionais.
Toquei anos em uma banda definida pela crítica como "uma união de The Doors, Jethro Tull e Enya em português".
Adoro viajar. Já fui caroneiro. Rodei o Brasil em caminhão, pau de arara, a pé, de ônibus...
Estarei postando aqui detalhes de mais essa jornada. Essa que será "A". Espero fazê-la a alguns anos. Sempre muitos empecilhos. Mas agora vou.

Dia 29.12.08 - Já nos preparativos da ida ao Perú.

Me propus a colocar algumas dicas por aqui para quem deseja fazer essa viagem. Muita ajuda obtive nos fotologs e blogs da vida para a viagem. Retribuo o favor.

Dicas de preparação:

- Compre Milhas - sai muito mais barato para viajar. Arranje um agente de confiança e compre.

- Pesquise - pesquise na internet sobre as rotas, lugares legais a visitar, museus, sítios arqueológicos, etc... O Peru é um país que oferece tanto roteiros culturais sensacionais quanto paisagísticos. Para terem uma idéia, minha prioridade eram os roteiros arqueológicos, mas depois que conheci os roteiros paisagísticos (vulcões, neve, desfiladeiros, ilhas desertas, cânions, o Pacífico!) resolvi fazer os dois. O sul do Perú é uma boa dica.
Terei vinte dias para a aventura. Como o tempo é sempre limitado - pesquise!!!!

- Pousadas e albergues - ainda não cheguei lá. Mas pela minha experiência como turista sei que tem muito malandro, em todo o canto, pronto para sacanear um turista - seja taxista, pseudo-agentes de viagem ou até larápios mesmo. Assim a dica é chegar na cidade mais ou menos com um endereço certo para ficar. Mostra mais confiança na frente do taxista e isso pode evitar as muitissimas voltas a mais que o cara pode dar na cidade para te cobrar mais.

- Prepare sua rota : não seja tão radical. Abra espaço para novas experiências e novos lugares. Mas se você tem pouco tempo é melhor já saber o que visitar, por onde passar. Estou com meu roteiro fechadinho até com qual data passarei em tal lugar. Acompanhem o blog e vamos ver se dá certo.

- Câmbio - leve dólar daqui. Mas não muito. Já me deram essa dica. Não vou levar muito posto que tenho cartão de débito internacional. É fácil reconhecer se o seu cartão tem essa comodidade: Dê uma olhada no verso dele:
dizem que no Perú há muitos caixas eletrônicos com a bandeira PLUS ou CIRRUS. Quase todo o cartão no Brasil disponibiliza essas bandeiras também. Seu cartão com certeza tem acesso a uma delas. Peça para o banco desbloquear a opção "saque internacional". Melhor tirar dinheiro no caixa...pouca grana no blso...q levar uma bolada daqui e ser assaltado ou perdê-lo. Eu particularmente não gosto de andar com muita grana. Vou usar os caixas peruanos sim. Parece que tem uma taxa de U$2,00 por saque. Se tirar uma graninha boa, já serve.

Rotas - faça a sua própria. Vá autônomo. Procure seu caminho. Porém alguns facilitará com as agências - Caminho Inca, Machu Pichu, Trilhas no Vale do Colca, Illas Balestras - tudo isso combine com as agências. Aliás, como é sempre muito procurada a entrada em Machu Pichu (no máximo 500 pessoas por dia) marque já no Brasil com a agência. Para terem uma idéia. Hoje dia 29.12 só é possível marcar entrada em Machu Pichu para depois do dia 18.01.09.
Abaixo dou uma dica de agência.

Sites úteis:

http://www.peru.info - site oficial do Turismo no Perú. Completíssimo. Dá para se ter uma boa base do que fazer e ver a partir dele. Dividido em regiões do país com as atrações de cada província. Dicas de albergue, pousadas, rotas, segurança, etc...

www.brasildemochila.com.br - Mantido por uma galera acostumada com o Perú. Organizam o meio de campo com as agências de turismo.

http://www.hostelsclub.com - ótimo site com pesquisa de albergues e pousadas em qualquer cidade do Perú. -

procurem esse nome no Google : Inca Peru Travel - o pessoal faz as rotas por um precinho camarada e são super atenciosos.

Segue meu roteiro:

Lima

Pisco

Ica

Arequipa

Puno

Cuzco

POr enquanto é só.

Nos vemos em novas postagens.